Obsessão Consentida

No plano espiritual existe o que nós detectamos e que muito mais comun do que se possa   pensar, o que chamamos de obsessão consentida. O que é obsessão consentida? É aquela que a pessoa tem conhecimento espírita, sabe que as pessoas estão trilhando um caminho de sombra e nada fazem para deter, para  orientar, para esclarecer.

A obsessão consentida é muito comum com pais superprotetores ou com pais que têm complexos de culpa. Porque é comum isso acontecer? É comum às vezes, com uma criança que foi rejeitada, às vezes até por ter compromissos de vidas pretéritas, chega  e o pai e a mãe sentem aquela responsabilidade e ao invés de abrir os olhos dos filhos, para que caminhem de forma segura na trilha terrena,, fecham os próprios olhos para o defeito desses filhos. Deixam de  esclarecê-los, deixam de protegê-los, deixam de ensinar a eles a senda cristã. Claro que pelo fato de serem crianças elas não vão deixar de chegar à vida adulta, principalmente na puberdade, apossadas pelos inimigos do ontem. Aí começa a transição.As doces crianças começam a se tornarem rebeldes, difícieis, agressivas, viciadas. Porque os pais fecharam os olhos, porque os pais aceitaram a situação perigosa de risco em que os filhos mergulharam.

Os pais são os primeiros mestres e se os os pais desde cedo deixam de orientar os filhos na senda cristã, se deixam de chamar atenção, orientar, supervisionar, não só materialmente ,por que dar só escola e condição financeira não é garantia de  um futuro, nem seguro e nem brilhante para um jovem. Quantos jovens na universidade perderam o rumo do lar, dos compromissos assumidos e se dementaram nas ilusões do mundo? Se encequeceram atordoados por tudo aquilo que a terra oferece, que pode ser atraente mas que é um jugo pesado demais e um resgate doloroso. Quantos e quantos falam, “EU me deixei envolver pelas fantasias, pelos enganos, pelos acenos” e  ficam atordoados pelo que é superfulo e  se esqucem de que o espírito precisa da força espiritual para governar a sua personalidade, para dominar o seu caráter.quem pode viver sem Deus? Quem pode caminhar com saúde espiritual, sem um respeito religioso? Sem conhecimento do que seja o bem e a caridade, viver egoisticamente só para atender as suas necessidades?

Por isso , nós consideramos obsessão consentida quando a pessoa sabe o risco que um amigo corre, que uma amiga passa por ele, que os filhos estão caminhando para sendas perigosa, aonde podem se machucar. Se nós, materialmente, vamos ficar extremamente preocupados, se um filho, uma filha, um neto, uma neta se aproximam de abismo, de um precipício, e o chamamos: Venha para cá que aí é perigoso! Como nós não vamos nos importar quando um filho caminha para o precipicio espiritual, sendo que o espirito é eterno e a carne é transitória?Como vamos deixar cair neste abismo de  sombra os seres que estão sob a nossa responsabilidade, sob a nossa guarda, sob nossa orientação? Como podemos ficar tão desorientados pelo que o mundo oferece, sendo que o mundo tem tudo para tirar. O mundo é apenas um local onde temos que caminhar, aprender, servir. Fora da caridade não vamos conseguir ajudar os seres que amamos, nem os seres que amam. No plano espiritual não vão conseguir ajudar quem quer que seja se não estiverem imbuidos de sentimentos enobrecidos, de caridade renovadora, em sintonia com o plano superior.

Dar a mão à sombra é não ter liberdade para caminhar sozinho porque estará sempre acompanhado pelas trevas. Se a luz é evocada através de prece, a sombra é chamada por vocês constantemente durante o dias, por pensamentos desajustados, pensamentos desequilibrantes, às vezes pensamentos de acusações que nem procedem.

Temos que ter piedade para com os nosso semelhantes, temos que usar de piedade para com aqueles que dependem de nós, porque a obsessão consentida é responsabilidade dupla para quem é responsável por filhos, por determinada tarefa, por determinada situação, nós somos responsáveis e muito mais se afirmamos sermos servos de Jesus.

Pelo espírito Bezerra  de Menezes, pscofonia Shyrlene Campos.